Mito 1: Eu sou uma pessoa má, é por isso que sou viciado.

Você não é ruim. Talvez algumas das coisas que você fez não tenham sido agradáveis ​​ou gentis, ou tenham prejudicado aqueles que você ama. Você tem uma doença, uma doença que é tratável. Você pode encontrar Recuperação em organizações como AA e NA ou pode precisar de tratamento. Nesse caso, estamos aqui para ajudá-lo e seus colegas também.

Mito 2: Eu não sou viciado em fumar maconha.

Fumar maconha pode levar ao vício. A dependência da maconha é um problema sério, tão sério quanto com qualquer outra droga.

Mito 3: Estou aqui pelo meu vício em cocaína e, quando terminar o tratamento, posso ir para casa e beber álcool e fumar maconha.

Seu principal vício é a cocaína, no entanto, o uso de outras drogas, incluindo álcool ou maconha, levará à recaída da cocaína. O programa de 12 etapas trata da abstinência total.

Mito 4: Não sou como esses “viciados em heroína”,  uso álcool.

Você não usou heroína, isso mesmo, mas o álcool também é uma droga. Veja quanto álcool você está bebendo e como isso afetou sua vida e sua família – veja os problemas que está causando. Você está negando ter um problema sério, mas o alcoolismo é uma doença progressiva e prejudicial.

Mito 5: Minha família diz que eu deveria parar de usar força de vontade.

Você descobriu que sua própria força de vontade o ajudou no passado? Sua família foi severamente afetada por seu vício. Posso sugerir que seus pais / família participem de terapia familiar? Isso os ajudará a aprender sobre a doença do vício e como eles podem apoiá-lo.

Mito 6: Quando terminar minha desintoxicação, posso ir para casa, afinal, ainda tenho um emprego, dinheiro, minha família. Estou bem.

Concluir a desintoxicação é apenas o primeiro estágio. Então é sobre ‘Mudança’, mudando a si mesmo, observando suas atitudes, comportamento, crenças e estilo de vida conectados ao seu vício. Queremos ajudá-lo com isso. O processo de grupo também está aqui para ajudá-lo a fazer essas alterações.

Mito 7: Eu serei “lavado no cérebro” se eu ouvir o programa de 12 etapas.

Álcool e drogas estavam prejudicando sua saúde, sua família e seus relacionamentos; o programa de 12 etapas é ajudar você a se encontrar novamente, a ganhar força e esperança. Você tem uma escolha agora, não é fantástico?

Mito 8: Eu não acredito em Deus, então não posso dar os passos.

Você não precisa acreditar em Deus no sentido religioso, é seu conceito, sua compreensão de um “poder maior que você” e “força” para ajudá-lo a alcançar a abstinência e seguir em frente na vida. Afinal, seu vício é certamente um “poder maior que você” no momento. Se você acredita em Deus, tudo bem também. É sua compreensão, não minha.

Mito 9: Não posso falar com as pessoas a menos que tome uma bebida ou tome drogas.

Sei que é difícil socializar sem que as drogas o ajudem, mas você aprenderá aqui, em grupo e na comunidade, a conversar com os outros e a acreditar em si mesmo novamente.

Mito 10: Quando eu sair do tratamento, não poderei parar porque todo mundo bebe!

É verdade que você vai acabar em situações em que todos, menos você, estão tomando uma bebida. Mas se você se encontrar nessa situação, lembrará das estratégias que aprendeu no programa de prevenção de recaídas. Você não pode mudar o fato de que outras pessoas bebem. Há muitas coisas que você pode fazer para se manter seguro quando voltar para casa – você pode participar de reuniões regulares de AA e de cuidados contínuos e criar uma rede de amigos sóbrios. Você terá uma escolha!